Como escolher o shampoo correto para o seu cabelo

by - quarta-feira, novembro 01, 2017


Tenho a certeza que como eu já fiz e faço, sempre que vamos comprar um shampoo novo acabamos por ler bem o que diz, para que tipo de cabelo é recomendado, etc…
É algo natural de se fazer, o problema é que mesmo lendo o que está no rótulo do produto, muitas vezes podemos ser “enganadas” um pouco pela marca.
Todas sabemos que o objetivo deles é vender o máximo de produtos possíveis e por esse motivo muitas vezes eles exageram em alguns aspetos só para lhe fazer comprar.
Por esse motivo e outros é que hoje vou lhe dar um pouco mais de informações sobre os diversos tipos de shampoos e para que tipo de cabelos cada um deve ser usado ou em que situações.
Pronta? Vamos lá ver isso então.

Shampoo Leitoso
Este é aquele que é um pouco cremoso e normalmente tem uma cor branca, parecida com o leite.
Como pode imaginar só de olhar, ele é composto por várias coisas que tem como objetivo hidratar mais o seu cabelo e dar-lhe também mais oleosidade.
Dito isto, se você tiver o cabelo ressecado ou até misto mesmo, pode usar sem problema e ele irá até ajudar a equilibrar o seu cabelo e o nível de ph do mesmo, dando-lhe assim mais brilho.
Mas se você tiver um cabelo oleoso então não use porque só irá agravar a sua situação.



Shampoo Transparente
Comparando com o anterior, ele pode ser considerado o inverso.
O titulo já diz tudo, ele é transparente e por esse motivo tem maior função de limpeza, sendo assim mais indicado para cabelos oleosos, conseguindo assim retirar essa oleosidade natural excessiva do seu cabelo. 
No entanto, se este não for o seu caso então não o utilize porque poderá ressecar o
seu cabelo visto ele não ter grande oleosidade para ser limpa.



Shampoo Perolado
Os shampoos com cor de pérola (um creme amarelado) são os ideais para todos os tipos de cabelo, sendo a escolha segura caso você não saiba o que comprar. 
Normalmente são bastante equilibrados em termos de hidratação e limpeza e por esse
motivo dificilmente irão prejudica-la de algum modo.




Shampoo Anti Resíduos
Este tipo de shampoo é bastante agressivo e só deve ser usado em situações muito específicas, sendo elas:
- Quando for fazer algum tratamento com química para retirar os resíduos presentes;
- Para limpar os efeitos da química e assim ter o seu cabelo de volta ao que era;
- Se tiver um cabelo muito oleoso pode usar também, mas raramente, tipo de 2 em 2 semanas máximo;
Se não for nenhuma destas situações não use porque ele irá limpar mesmo o seu cabelo ao ponto de ele acabar ficando ressecado com o uso contínuo.

Shampoo Sem Sulfato
Em semelhança ao perolado, este também é bastante versátil e bom para a maioria dos tipos de cabelo, não sendo apenas recomendado para os cabelos oleosos.
Apesar de ele limpar bem, como não tem sulfato (que é um agente de limpeza muito bom) a sua capacidade para retirar a oleosidade do cabelo diminui e por esse motivo não o recomendamos para essas pessoas.
Mas se tiver cabelo seco, ressequido ou até misto, use à vontade sem problema.
Veja aqui mais informações sobre o shampoo sem sulfato.


Por tipos de cabelo:
Cabelos cacheados e crespos são os que exigem sempre mais atenção e um pouco mais de esforço para ficarem com um aspeto bonito.
Regra geral, produtos que limpam muito o cabelo não devem ser usados em cabelo lisos porque estes já perdem muita oleosidade de forma natural visto serem lisos, devendo sempre preferir um mais hidratante.
Os crespos e cacheados são geralmente mais oleosos porque a oleosidade não consegue sair devido ao formato do cabelo, daí tente escolher um que limpe mais e hidrate menos.

Dica Extra:
Todas sabemos que muitas vezes os melhores produtos custam um pouco mais e que andar a experimentar vários até encontrar um correto nem sempre é fácil nem barato.
É por esse motivo que recomendo que vá procurando ou estando atenta às promoções que as marcas vão fazendo, especialmente quando oferecem amostras gratuitas aos clientes, podendo assim aproveitar para experimentar sem pagar nada e talvez até descubra um ótimo para o seu cabelo.

E então, o que acharam do artigo, conseguiram identificar qual é o melhor para o seu cabelo?
Até o próximo post!

Imagens: Pinterest

Você também pode gostar

0 comentários